segunda-feira, 3 de abril de 2017

As cores influenciam na vida. Qual a sua preferida?

Olá, meus cheiros!

   Hoje acordei com uma certa vontade de conversar sobre cores, e falar sobre o que elas agregam em minha vida, e na de vocês também. Sim, as cores exercem tamanha influência no nosso modo de viver, na nossa personalidade e no nosso dia a dia. Racional e emocionalmente falando, as cores despertam, em seus significados, sensações diferentes. Para quem trabalha com marketing e publicidade, é de suma importância agregar uma cor que passe a mensagem desejada para chamar a atenção do cliente para determinado produto/marca. Obviamente, pelo fato de cada cor remeter a determinados sentimentos e sensações, como havia dito.

   Nós temos nossas cores preferidas, aquelas que nos deixam mais felizes, mais bonitos, que contrastam com nosso tom de pele. E em pesquisa sobre esse assunto, e até mesmo através do conhecimento que adquiri na faculdade de Moda referente ao circulo cromático, foi possível me inteirar sobre o que cada cor traz consigo seja pra moda, decoração ou publicidade. E, ao longo da vida acadêmica, nós aprendemos sobre essas cores, sobre o próprio ciclo cromático, especificamente. Então, sabemos que existem as cores primárias, secundárias e as cores complementares. 

  Vocês conhecem o circulo cromático? Desenhei pra vocês de forma que dê para compreender.



Primárias que são amarelo, azul e vermelho.
Secundárias, formadas através das mistura entre duas cores primárias, como:
- Verde (azul + amarelo)
- Roxo (azul + vermelho)
- Laranja (amarelo + vermelho)

E as complementares que são as cores que, no circulo cromático, se opõem às primárias e secundárias.

  Além disso, aprendemos que essas cores podem ser frias e quentes. Frias, as cores que podem caracterizar-se como racionais. Quentes, as que caracterizam-se como cores do instinto emocional.

  Um exemplo bom é a visão de um hospital, onde o que precisa ser passado para os pacientes é a sensação de paz. Ou seja, missão designada ao branco. Tendo aqui uma cor fria, que instiga a racionalidade. O outro exemplo é o circo, local onde encontramos cores diversas e quentes, como vermelho, azul, amarelo, trazendo o instinto de emoção caracterizado através da alegria e entusiasmo. Entenderam o exemplo? Ótimo.

  Como eu havia dito, cada cor traz uma sensação quando observadas. Eu, por exemplo, tenho o preto como minha cor preferida. O preto não necessariamente seria uma cor, assim como o branco, mas popularmente dizemos que sim, né?! Então, o preto diz muito sobre a minha personalidade. Pra mim, traz sensações como empoderamento, força, inteligência e sensualidade. Além de traz boas  energias, também. Apesar de muitos conciliarem o preto ao luto e a morte.
  
  O significado da minha cor preferida eu já sei. Mas, e vocês, sabem sobre suas cores preferidas e o que elas representam na sua personalidade, talvez? Não? Imaginei. Por isso, separei o que cada cor traz em si, para que vocês possam identificar se sua cor preferida condiz com sua forma de ser.



  Não é a toa que o Sol, para muitos, traz uma sensação boa de felicidade naquele dia de solzinho gostoso. O amarelo reflete alegria, animação. Uma cor energética.



  O azul é a cor do conhecimento. Ou seja, essa cor ajuda quando o assunto é estimular a parte cognitiva. O azul tem um grande poder atrativo.



  Assim como o preto, o branco não é considerado uma cor, cientificamente falando, pois, a mesma caracteriza-se como a sobreposição de todas as cores. Porém, como popularmente costumamos falar no branco como cor, ele se tornou um dos componentes da cartela de cores mesmo. O branco, símbolo mundial da paz, traz essa sensação junto com a tranquilidade. Liberdade é uma das palavras que me vêm a cabeça quando penso no branco.



  O laranja, aparentemente, está relacionado a criatividade e a comunicação. Assim como o amarelo, o laranja dá a sensação de alegria. Então, se você é comunicativa e sua cor preferida é o laranja, essa cor veio a calhar em sua vida.



  Como eu disse, minha cor preferida. Traz a sensação de poder, de força. O preto é a cor da seriedade, olhando pelo lado profissional, mas é, também, relacionado a sensualidade. Mesmo sendo usado como referência ao luto e a morte, o preto passa a sensação de boa energia, sim. O preto esquenta, o preto esconde, o preto deixa bonito.



  Uma das cores que menos gosto, mas que muita gente adora. O verde é do instinto de renovação, de energia e, porque não, da ousadia. Conhecemos o verde como a cor que remete a esperança.



  A cor da paixão e, para muitos, da sedução. Não é a toa que o vermelho é a cor mais quente, né?! Essa cor busca chamar a atenção de quem a observa. Batom vermelho, camisola, cabelos vermelhos... A cor da atitude, poderíamos dizer.



  A cor que representa o misticismo. O roxo é a cor da personalidade forte, e do respeito.



  As demais cores que tem tonalidades próximas as que foram citadas, trazem essas mesmas reflexões, mesmo porque são variáveis delas.

  Espero que tenham conseguido entender um pouco do que as cores representam na nossa vida, e o que elas causam aos olhos de quem vê.

Por hoje é isso.

Muitas cores pra vocês, com muito amor,

Thay.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião. Volte sempre. ❤