sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PAPO DE MODA: Algumas verdades sobre a faculdade de Moda.

Olá!

   Vamos falar hoje sobre a faculdade de moda e suas verdades. Sei que tem pessoas que pensam e querem entrar para o curso de Design de Moda e têem uma visão do curso antes mesmo de estar no ambiente acadêmico. Meu sonho, por exemplo, sempre foi trabalhar com Moda e, confesso que, também, tinha um olhar bem diferente antes de entrar para a faculdade, uma expectativa bem longe da realidade. E em um mundo onde a "formação digital" parece mais abrangente que a acadêmica em si, trabalhar com Moda aparenta mais uma grande escola de blogueiras e digitais influencer do que qualquer outra coisa. Pois é, mas não é bem assim.

   A faculdade de Moda agrega um conhecimento sobre a área que vai além dos looks do dia e das dicas de marcas legais para comprar. E eu digo isso porque pessoas já disseram querer fazer Moda para ser blogueira e abrir um canal no YouTube. Imaginem só...

  E foi pensando em algumas dúvidas que eu tive, e não foram sanadas, eu resolvi criar essa conversa para poder mostrar como estudar moda pode não ser a coisa fútil e fácil que algumas (muita!) pessoas pensam. Vamos aos fatos sobre o curso?


1. A FACULDADE DE MODA NÃO SERVE SÓ PARA QUEM QUER SER ESTILISTA.
  Exatamente! Não é só para quem quer trabalhar com estilismo. O curso de Design de Moda tem um leque de opções profissionais a serem seguidas dentro da área. Apesar do nome do curso levar "criação" como foco, o mesmo te possibilita ser formado em Moda e seguir áreas bem distintas do estilismo, tal como o marketing, à exemplo. Já fiz um post sobre algumas profissões da área de Moda. Clique aqui.

2. MODA DÁ DINHEIRO?
  O conselho que mais dou para quem quer fazer Moda é: se fizer, faça por amor. A indústria têxtil é uma das maiores empregadoras do país, segundo a ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção), e, mesmo assim, é bem complicado conseguir bons empregos em alguns Estados. Se você mora em um lugar que não seja uma capital, ou uma grande metrópole, as chances de trabalhar na sua área - a não ser que seja por conta própria - são pequenas. Por isso, a questão do dinheiro é relativa. Existem profissionais muito bons formados na área que ainda não encontraram uma oportunidade de trabalho. Então, é preciso muita força de vontade e, sobretudo, paciência para conquistar aquilo que almeja.

3. NÃO SABE DESENHAR OU COSTURAR. E AGORA?
  Algumas (grande maioria) das pessoas que querem fazer moda entram na faculdade mal sabendo desenhar os bonecos de palitinhos, imagine um croqui. Mas, esse não é um problema. O curso oferece disciplinas que fazem com que quem não tenha o domínio do desenho consiga colocar no papel aquilo que cria na mente. Portanto, saber desenhar não é um critério rígido no curso de moda. Além do que, o que se torna relevante na criação não é o manequim, e sim, a peça do vestuário em questão. Conseguindo passa-la para o papel de forma compreensível para a produção, isso é o que se torna importante.


4. ESTUDE. PESQUISE. ESTEJA DENTRO DA MODA.
  Algumas pessoas - lê-se, ingênuas - acreditam que cursar moda seja apenas passar o tempo acadêmico com um lápis de cor na mão e o papel na mesinha. Imagina só a surpresa que temos quando começamos a estudar moda e suas tantas descobertas. Eu também achei que seria um curso fácil, leiga que era. Você sabia que no curso de Moda a gente aprende sobre empreendedorismo e tópicos usados na administração? Ou que a gente precisa aprender sobre os 4 P's do Marketing? Ou que, também, temos que lidar com uma grande produção de moda? Para ser um bom profissional na área de moda, acredite, é preciso muita pesquisa e dedicação. A moda é uma grande metamorfose, e para acompanhá-la nessas mudanças constantes é preciso estar sempre atualizado. A moda é um mar de possibilidades, e nós somos peixinhos que não podem parar de nadar.


5. A MODA NÃO É UM FILME E VOCÊ NÃO É MIRANDA PRIESTLEY.
  Digo isso pelo fato de que existem pessoas que acreditam na glamourosa vida fashion, empinam o nariz e saem achando que podem ser mais que o outro. Não é! Trabalhar com moda é trabalhar em equipe, sobretudo. E, acredite, esse trabalho começa desde a faculdade. Os trabalhos acadêmicos em grupo servem para te preparar para uma carreira onde você necessita compreender a importância de cada profissional. Quer exemplo? Sendo estilista, você precisará de modelistas, produtores, costureiros, modelos, profissionais de marketing, auxiliares, estagiários (...) Uma equipe faz de uma criação um sucesso, e ninguém trabalha sozinho. Por isso, aprender desde a faculdade que "a união faz a força" é o melhor que se tem a fazer. Obviamente, você vai fazer o seu melhor, pois é um mercado competitivo. Mas, isso não significa que poderá passar por cima de alguém. Ser uma Miranda Priestley é o desejo de quem faz moda, óbvio. No filme (O Diabo veste Prada) ela é editora chefe de uma das maiores revistas de moda, porém, sua brilhante carreira faz com que o mundo a sua volta não seja igual a ela. Quer ser uma Miranda? Ótimo, mas seja a parte talentosa dela, apenas. Seja humilde!

6. NÃO VAI GASTAR MUITO ESTUDANDO MODA.
  Quem diz isso não sabe da missa a metade. Eu, particularmente, não achava que ser estudante de moda fosse dar tantas despesas. Você vai sempre ter algo com o que gastar. Logo no início, o mais difícil, você começa a gastar com coisas que você nem achava que iria precisar, e que depois você acha que não vai mais usar. Mas, são coisas necessárias. Acredite! Depois vão vim as disciplinas onde você precisará criar em protótipos, manequins, ou pequenas quantidades. E aí, vai chegar o momento das suas criações finais. O curso vai te dar uma grande despesa, sim. Mas, você tem a opção de procurar produtos em conta, ou juntar com uma colega de classe (eu bem fazia isso) e revezar. Ou, você também pode, no caso de livros, buscar na biblioteca da faculdade ou e-books na internet. Isso diminui os gastos.

  De todas essas dicas e conselhos citados, o maior e mais relevante pra sua decisão de ingressar no curso de moda é: faça por amor. Se for o que você sempre quis fazer, ou o que você acredita ser sua vocação, faça. A moda é uma linda área de atuação, sim. Porém, você precisa se dedicar para obter êxito e conquistar seu lugarzinho ao sol. Pode demorar, pode ser complicado, pois estamos em tempos de crise, mas, sua hora de brilhar chega, e ela exige de você uma preparação. Esteja preparado!

 Espero que isso ajude quem queira iniciar sua jornada no mundo da moda de forma profissional mesmo, e que tenha tirado algumas possíveis dúvidas.

Até a próxima.


Com amor,

Um comentário :

Obrigada por sua opinião. Volte sempre. ❤