sábado, 25 de março de 2017

Sobre o curso de Design de Moda

(Imagem: Acervo pessoal)

Olá!

Essa é a primeira postagem do blog, e nada mais coerente do que começar falando sobre Moda, que foi o caminho que me trouxe até aqui. Especificamente, nesse post, conversaremos sobre o curso de Design de Moda, quais as dúvidas e os pontos relevantes para quem deseja iniciar nessa área. 
Se você deu uma olhadinha antes no blog, conheceu um pouco sobre mim. Sou formada em Moda desde 2016, uma recém Designer, vamos dizer. Meu amor pela área começou cedo, logo na infância, então, depois de muito querer, decidi começar a faculdade. Antes de iniciar a gente tem uma visão totalmente diferente sobre esse mundo da Moda que, aparentemente para muitas pessoas, tem um lado - diga-se de passagem - fútil. Mas quem estuda e trabalha nessa área sabe, como ninguém, o quão apaixonante e inspirador é. 
Você vai ouvir muito frases como: "Você vai pra faculdade só pra desenhar, não é?". Ou, "Nossa, deve ser muito bom fazer Moda, não tem trabalho nenhum. É fácil!". Ou, ainda, "Você nem precisa estudar muito." No entanto, as pessoas enganam-se, pois, o curso é composto por várias disciplinas além das de desenho. Como outros cursos, existem a prática e a teoria. Obviamente, fazer Moda não tem a mesma dificuldade que a medicina, porém, exige muito estudo e pesquisa. 

Existem muitas pessoas que desejam cursar Moda, mas, por não terem a habilidade do desenho ou com a costura, ficam em dúvida. Gente, vocês não precisam, necessariamente, saber desenhar ou costurar para começar a fazer Design de Moda. Você pode seguir áreas dentro da Moda que não exigem isso. São muitos caminhos a seguir, como:

- Personal Stylist
O personal stylist traz uma melhoria para o visual do cliente através da escolha de peças que se adequem ao perfil da pessoa. Obviamente, sempre mantendo o estilo do cliente. Esse processo ocorre a partir de um briefing feito para analisar e traçar o perfil, gostos e personalidade de cada pessoa. 

- Marketing de Moda
Nessa área o profissional busca traçar estratégias de venda para atrair o consumidor da marca/produto com uma pesquisa de mercado.

- Fotografia de Moda
O fotógrafo de Moda acompanha e registra ensaios de moda para editoriais, revistas e, também, desfiles de moda para grifes e produtos. Também tem o fotógrafo de street style, que registra looks de rua para sites, ou até mesmo, contratado por blogueiras e profissionais que trabalham com moda nas redes sociais.

- Produção de Moda
O profissional que trabalha com produção de moda atua desenvolvendo campanhas, eventos e produções para desfiles. O seu principal papel é encontrar os melhores lugares, profissionais e estratégias para que saia tudo da melhor forma. 

- Comunicação em Moda
Quando se trata de comunicação em moda, me refiro também ao jornalismo de moda. Trabalhar com comunicação na área da moda requer muita atenção ao que escreve. Nessa área o profissional fica responsável por comunicar sobre editoriais, sobre desfiles e tendências que estão em foco, seja em jornais, revistas ou na internet.

- Vitrinista
O vitrinista tem como função elaborar vitrines buscando atrair o olhar dos consumidores ao produto exposto estimulando o interesse do cliente. Sempre objetivando uma melhor imagem para o estabelecimento. 

Além dessas, existem muitas outras áreas que englobam a Moda. E essas foram as que não exigem um certo domínio com o desenho e a costura. Mas tem, também:

- Estilista
Nessa área, realmente, se trabalha bastante com a criação (desenho) e a criatividade. Para quem gosta, assim como eu, do trabalho de criação de peças, desenvolver croquis, essa é uma boa área para se seguir. Ah, e no estilismo o profissional pode criar, além de roupas, acessórios, joias, sapatos, entre outros.

- Modelista
Essa é a parte na qual o profissional usa a criação feita pelo estilista no papel e dá vida a ela. Desses croquis são feitos moldes, e depois transformados em produtos.

- Design de Estamparia
O designer de estampas atua, basicamente, na criação e desenvolvimento de estampas para uma marca ou produto.

Essas são as áreas mais atuantes no campo da moda, gente. É bom sabermos mais sobre uma área que desejamos seguir, e espero que esse post tenha ajudado a sanar algumas dúvidas sobre o curso de Design de Moda, e sobre ser um profissional. Obviamente, assim como qualquer área profissional, existem os percalços, mas quando a gente faz o que ama, tudo fica mais fácil e mais motivador. 

Ah... É muito bom e relevante, também, você procurar na instituição que deseja cursar (caso seja na mesma cidade) mais informações sobre o curso.

Mais uma vez, espero que esse post tenha ajudado em algo.

Até a próxima!


Com amor,

Thay.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por sua opinião. Volte sempre. ❤